Pular para o conteúdo principal

Reencontrando inesquecíveis amigos

Fernando Dantas, Anacletum Botinha e Francisco  Vasco.

Foi com muita alegria que recebi no dia 08 deste mês, um email do Fernando Dantas - Naninha, velho amigo e de muita importância na minha juventude. Com êle participei de momentos inesquecíveis ao lado de Geraldo Érico, José Maria e Fausto. A foto ao lado demonstra a família Cambonense reunida em desses inúmeros sábados. Repasso aos amigos leitores o texto de Fernando, que traduz em relação a todos os Cambonenses, um enorme sentimento.
Caro Chico
Existem determinados momentos em nossa vida em que somente a intuição divina, como num lance de alerta, é capaz de nos mostrar ainda à tempo, fatos isolados, os quais ao serem avaliados em sua freqüência e agrupados, nos impelem para uma autocrítica de nossa atuação em relação a um das mais sublimes legados do gênero humano que é a AMIZADE.
De domingo até hoje, em situações de características totalmente diferentes, tive oportunidade de rever e conversar com pessoas as quais não via há vários meses e até anos, apesar de estarmos na mesma cidade. Não que fossem pessoas comuns, de um ou outro ambiente de trabalho, mas pessoas que tiveram uma participação marcante em minha vida, numa época em que o transcorrer da adolescência e inicio da vida de adulto, ainda não sobrecarregava de responsabilidades e compromissos como o dia a dia atual.
Encontrei-me com o Fausto e Maria, com a Carmem e com o Zé Leite no domingo.
Na segunda feira estive com o Pedrinho e com o Guido, em plena Praça dos Martírios durante quase uma hora estivemos relembrando todos os que conviveram conosco ali naqueles bancos e no casarão do Velho Educandário São José, que lamentavelmente hoje dá lugar ao espelhado palácio.
Hoje, quem me ligou à tarde foi o Jose Maria e, do mesmo modo como na conversa que tive com os demais companheiros, você foi lembrado.
Agora à noite, ao pesquisar para um trabalho sobre minha mãe, Laura Dantas, eis que me deparo com dados históricos sobre o Bairro Bom Parto, a Cambona, o Cambonense e por ai, cheguei ao Blog do Chico Elpidio. Minha surpresa maior e a razão deste meu relato, foi que, ao tentar comentar lhe parabenizando pela idéia e pelo bom gosto dos artigos ali inseridos, descobri que a matéria já havia sido publicada desde outubro de 2007, sendo o blog atualizado freqüentemente.
Na realidade, caro amigo, durante todo esse tempo estive afastado do ambiente amigo do Cambonense, assoberbado com compromissos de trabalho que muitas vezes me tomam até os fins de semana. Entretanto, estes fatos servem de alerta para que o trabalho venha a ofuscar um dos bens mais preciosos da vida e que possamos em breve poder desfrutar com todo o grupo de momentos de descontração como nos velhos tempos. 
Fernando Dantas, é engenheiro civil, hoje responde por um importante cargo na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas.

Comentários

anacletum disse…
Caro Fernando.
Que prazer ler seu texto, cheio de saudades! Pois, mate-as indo ao nosso encontro, vez em quando. Faça como eu que, pelo menos uma vez por mês, vou ao encontro do nosso passado. E como é prazeroso...Aprochogue-se a nós...Abraços Botinha
geraldo rebelo disse…
Chico: muito boa essa reaproximação física do nosso grande amigo e parceiro Fernando.
Na verdade, nunca estivemos afastados espiritual e mentalmente. Nisso estamos juntos sempre. A vida nos afasta apenas fisicamente. A juventude nos fez passar por caminhos comuns que jamais se apagarão.
Grande abraço ao Naninha e a todos.
geraldo.

Postagens mais visitadas deste blog

O INCRÍVEL MUNDO DO SILENCIOSO MENINO

O meu lugar de morada outrora fora um lugar de vivências ancestrais: a Praça dos Martírios e em torno dela, o comércio ao leste e um pouco mais um mar e a oeste a Cambona; para o sul, o bairro da Levada e, logo acima, o mirante de Santa Teresinha, e era neste contexto que, nos entornos daquela praça, se desenvolvia um mundo onde se misturavam garotos, jovens e velhos. Todavia, eu vivia silencioso e enclausurado em meu quintal e, só muito tempo depois foi que, aos poucos, ele percebeu o estranho e secreto universo daquele mundo. Alí, enquanto estavam a se embrenhar nos mangués, outros a jogar bola e outros meninos nas ruas assaltando sítios e roubando mangas, e ainda outros a nadar nas águas até o cais, eu, – ficava no quintal a arquitetar mundos imaginários por entre galinhas, bichos, e, amigos e inimigos imaginários. E a tudo ele transformava em sonhos. Os animais que havia, com o passar do tempo tinham todos nome. As galinhas que as vezes sumiam, eram para ele um desespero, e, foi