Pular para o conteúdo principal

A música e seu tempo: o GRUPO TERRA.


Dois dedos de prosa sobre Edson Bezerra

Edson Bezerra cumpre um importante papel na vida cultural de Alagoas tanto como sociólogo e professor, quanto artista e militante nos movimentos culturais, contribuindo, portanto, significativamente para a discussão e construção disto que é chamado de Alagoas por todos nós. 
É praticamente impossível escrever uma história da atual vida cultural de Alagoas, sem passar pelas inquietações de Edson. Hoje ela volta no tempo e vai se rever quando fala do Grupo Terra, demonstrando que, em Alagoas, tudo nao é efêmero quanto parece. 
Ler Edson nesta sua viagem é uma grande satisfação, não somente por vê-lo recordar, mas por nos dar elementos para uma sociologia histórica a trabalhar a nossa música. 
Um abraço em Edson e vamos ler. Campus agradece. 

Si Bemol, maio de 2014 

Quem é quem
Edson José de Gouveia Bezerra foi integrante do Grupo Terra e atualmente é Doutor em sociologia e professor universitário da Uneal e Seune
Memória memória memória memória memória memória

GRUPO TERRA: uma trupe de ideias e uma fábrica de sonhos. Fragmentos de um tempo.
Para Cláudio Carlos, Napoleão Barbosa Jr e Beto Batera, por entre saudades e afetos
Por Edson Bezerra e Francisco Elpídio, o Chico Terra
Mas do que um agregado de músicos, o Terra foi uma usina de sonhos, uma trupe solidária. Nascido em 1975 por iniciativa de Chico Elpídio, antigo músico da noite e de outras trajetórias, rapidamente ao redor de sua ideia se agregaram outros, quase todos, músicos da noite, oriundos de bandas de bailes, bares e boites[1][i] que na década de 70 do século passado se espalhavam pela cidade e, foi justamente essa mistura de músicos de baile e de intelectuais que deram ao Grupo Terra uma identidade híbrida, no sentido de uma percepção, a qual, diferenciada, possibilitaria uma curiosa construção artístico-cultural na apreensão do imaginário alagoano, quando somados ali, aos apuros técnicos dos músicos se afunilou a percepção do clima político daqueles anos de fins da ditadura militar filtrada por alguns jovens intelectuais – o Paulo Renault, o Manoel Miranda - antenados com aquele momento de abertura política, de luta pela anistia e de outros embates antagônicos entre democracia e ditadura.
De início, de uma ideia inicialmente compartilhada com o batera Cláudio Carlos, ela logo se estenderia à Marcos Antônio, o Marcus Vagareza, e rapidamente seria compartilhada com Zailton Samento (viola e cavaquinho) e Messias (Contrabaixo), o Gancho. Daí em diante, durante a sua curta trajetória em um período de cinco anos, - de 1975 a 1983 - a trajetória do grupo alinhada à efervescência daqueles anos se tornaria uma referência cultural da cidade.
Todavia, as articulações que culminaram no agregado do Terra não começaria exatamente alí, mas, um pouco antes, digamos, através dos miúdos das articulações culturais e das esparsas cenas musicais da cidade. Dentre alguns, um dos miúdos da cena musical daquela época eram os festivais de música e, foi justamente em um deles, o Fempop (Festival Estudantil de Música Popular em 1972) articulado pelo educador Élcio Verçosa - na época Diretor do Colégio Estadual Benedito de Morais - que algumas pessoas que formariam o Terra passaram a se conhecer. Naquele ano, 1972, o vencedor daquele festival foi uma música composta em uma parceria de Marcus Antônio, o Marcus Vagareza e Manoel Miranda; em segundo lugar uma outra composta por Paulo Renault e em terceiro lugar, uma música minha, Edson Bezerra – Onde estais? - e sobre ela Chico Elídio, meu irmão, faria o arranjo. Em seguida à aquele festival, eu, Paulo Renault, Chico e Marcos Vagareza idealizamos um show que seria realizado no Teatro Deodoro intitulado Contra Guerra, de modo que, as poucos foram se afunilando as parcerias, pois foi justamente a partir daquele evento que se formaria um pequeno núcleo de poetas e músicos – o Chico Elpídio, o Paulo Renault, o Manoel Miranda, o Marcus Vagareza - que passaram a encontrar periodicamente na Praça dos Martírios. Daí para a formação do Terra foi apenas um passo.
No entanto, o nascimento do Grupo Terra em 1975 não se daria em um vazio. O seu aparecer se deu em uma ambiência de regionalismo no qual vinham surgindo grupos de um formato acústico que se voltavam para uma música de enraizamento nas culturas populares do nordeste. Emblemático deste momento foi a criação do Quinteto Armorial (1970), do Quinteto Violado (1971) e da Banda de Pau e Corda (1972) – todos de Pernambuco - e de tantos outros grupos que a partir daquela época foram surgindo e se proliferando pelo nordeste e por aqui nas Alagoas. Todavia, antecedendo estas configurações, em nossa capital Caeté no final da década de 60, havia o Capeme, um grupo de formação acustica o qual, nas ambiências locais daqueles anos, foi uma novidade[ii]. Todavia, a diferença do Terra para com aqueles grupos estava no sentido de uma produção atenta, tanto para as particularidades dastradições locais bem como para os fluxos emergentes daquele momento político. E foi esta fusão de uma proposta regionalista aberta para as culturas populares e atento e situado nas particularidades daquele momento, que definiriam a identidade do Grupo Terra enquanto uma trupe aberta paras os fluxos das emergências culturas que ali se desenhavam.
Montando o cenário - Aprofundando o já situado, o nascimento do Grupo Terra se deu em um momento de efervescência política, pois naquele momento - meados dos anos 70 - estávamos vivendo o momento da luta pela reconquista das liberdades democráticas, da luta pela anistia e do retorno do movimento estudantil que aos poucos ia ressurgindo na luta contra a Ditadura. Em uma Maceió profundamente conservadora, estávamos vivendo naqueles anos os tempos sombrios da censura e da clandestinidade, tempos no qual por aqui fundava-se a Sociedade Alagoana de Direitos Humanos, o Comitê Pela Anistia e que o P.C do B (Partido Comunista do Brasil) estava no protagonismo das emergências políticas pelas liberdades democráticas. Foi por esta época que se deu a volta do T.U.A. (Teatro Universitário), o qual, juntamente com ATA (Associação Teatral de Alagoas) mantinham viva a cena teatral na capital Caeté, e, foi neste contexto de liberdades vigiadas, que a arte a cultura se manifestavam na produção de um duplo movimento: enquanto meio de interpelação das consciências e na produção de um asmbiente cultural politizado pelas rasuras e angustias daquele momento. Foi neste contyesto de emergências que o Senador Teotônio Vilela iniciaria uma trajetória libertária pela volta da democracia e aos poucos, ao ganhar projeção nacional foi identificado de O Menestrel das Alagoas.
Todavia, se a cena política era efervescente, o cenário musical da cidade era de uma pobreza franciscana e os músicos daquele tempo, as dezenas deles, viviam tocando em boites e bailes que naqueles anos se proliferavam pela cidade. Djavan, crooner da banda LSD[iii] (Luz, Som e Dimensão) já estava no Rio (ele saíra daqui em 1971) e as raridades dos shows que haviam na cidade ficava por conta de uma banda undergraund, o Grupo Watt[iv]. Cultura mesmo na cidade somente acontecia durante o Festival de Verão[v] e do Festival de Cinema de Penedo[vi], quando ali, ao lado de artistas de renome nacional, subiam aos palcos alguns artistas da terra, pois na cidade mesmo, o que haviam eram os bares e algumas boites, alguns deles, destacamos, iriam significar uma ruptura para os padrões locais. Foi o caso do Bar Caninha, situado no Farol, da Bar do Alípio no Pontal da Barra, do Zinga Bar e da Casa Bahia no isolado bairro de Ipioca. Fora estes, a proliferação das dezenas dos outros situavam-se dentro da ambiência do lugar comum da boemia cotidiana da cidade, de modo que, neste contexto, o nascimento do Grupo Terra, causaria surpresa tanto por sua qualidade e harmonia, bem como por sua inserção na vida política e cultural da cidade. Em suma, o Terra quando surgiu, rapidamente se enquadrou no contexto das emergências, pois, em sua breve trajetória ele subiria e montaria diferentes palcos e abordaria diferentes temáticas.

O início

O Grupo Terra se apresentou pela primeira vez durante o III Festival de Verão em Marechal Deodoro em 1976 no altar do Convento de São Francisco sinalizando já alí uma das marcas de sua temática de um regionalismo aqui situado na canção de Marcos Vagareza, Minha Terra:
Minha Terra (Marcus Vagareza)

Um pedacinho de terra
Cá do norte do Brasil
Do reisado e do fandango
Da chegança e pastoril
Guerreiro chegou a hora de cantar tua origem, do vermelho e do azul,
Desse céu e desse mar, de Manguaba e Mundau
Sol se pondo na avenida, muito amor no coração,
Muita fé muita coragem pra seguir na procissão,
Minha terra tem coqueiros onde o vento faz canção.”

O núcleo temática deste primeiro show – de uma escrita nativista local aliada a crítica social – seria uma constante nos anos seguintes através das montagens anuais do grupo e foi com este mesmo formato crítico e poético que foram montados os shows Cidade Antiga em 1980 (com uma temática crítica sobre as derrubadas dos velhos casarões e prédios históricos da cidade de Maceió); com Canto Novo em 1981 (um canto denúncia sobre os universos dos sertões); Rescordação em 1982 (um show temático em homenagem ao compositor alagoano Reinaldo Costa) e, finalmente em 1983, Gente das Brenhas (com uma montagem voltada para o entranhado das culturas populares alagoanas). Foram através destes shows em um momento de uma intensa efervescência política que o Terra foi se tornando uma referência musical da cidade. Todavia, o espaço de sobrevivência cultural era mínimo, e uma das poucas alternativas existentes eram os festivais que no final da década dos anos 70 foram produzidos por um pequeno núcleo de radialistas apaixonados[vii] da Rádio Gazeta e da Rádio Difusora.
Um deles seria II Festival do Compositor Alagoano realizado em 1978 pela Rádio Difusora de Alagoas[viii] no qual o Terra ficaria em primeiro lugar com Pássaro de Prata (Edson Bezerra e Carlos Moura). O segundo festival do qual o Terra participaria foi I Festival Alagoano da Canção Nordestina, em 1979, cujas músicas classificadas foram gravadas no LP Terra da Gente[ix]. Neste festival o grupo classificaria quatro músicas: Desesperança (Eliezer Setton); Chão Quente (Marcondes Costa e Juvenal Lopes); Festa na Roça (Marcus Vagareza) e Meu Sertão (José Cavalcante e Marcondes Costa)[x].
Já em 1983, no apagar das luzes da ditadura, quando o DCE (Diretório Central de Estudantes) produziu o III Festival Universitário de Música, o Grupo Terra se classificaria em primeiro lugar e quarto lugar com as músicas Canto do Chão (César Rodrigues, Chico Terra e Edson Bezerra) e Raízes (uma parceria de Chico Terra e Eliezer Setton). No clima das emergências políticas e de luta pelas reconquistas das liberdades democráticas, aquele festival produziria uma efervescência que se estenderia para além dos palcos potencializada pela produção de um LP[xi] – O III Festival Alagoano de Música Popular - das músicas nele classificadas e dos embates com a censura em uma contenda que ganharia manchete em alguns dos principais jornais do pais, pois algumas das músicas daquele festival – caso de Canto do Chão, Raízes (Chico Elpídio e Eliezer Setton) e Sem Remédio e Sem Doutor (Macleen Carneiro) – foram motivos de acirrados debates pelos membros do Conselho Superior de Censura[xii].
Para além dos palcos, o chamado das ruas

Todavia, para além dos shows e dos diferentes palcos, a trajetória do Terra foi – e é o que hoje se poder apreender dali – estar em ter sido ele mais do que uma agregado de músicos talentosos, uma sensibilidade aberta aos clamores do tempo e aos chamados das ruas, quando o registro das memórias testemunha a presença do Terra em palcos politizados pelas lutas das liberdades democráticas, da reconstrução do movimento estudantil, naluta pela anistia e na construção de uma trajetória poética atenta para as particularidades locais, vez que ele, na medida em que estava entranhado na linguagem crítica de seus tempo, o grupo se apresentou em cima de caminhões e palcos improvisados animou comícios, potencializou movimentos e encontros estudantis e acolheu em sua trajetória músicos anônimos e é este foi um de seus registros e de suas marcas para além de sua harmonia e da estética de suas narrativas melódicas e foi esta a marca em todos os seus shows: um permanente estar em abertura aos sinais dos tempos, pois, na verdade os seus shows foram momentos de uma trajetória que se construiu por dentre festivais, viagens e diferentes palcos.


O lento apagar das luzes, heranças e herdeiros

Pois bem, em meados dos anos 80 depois do Terra ter gravado um Lp, - graças ao qual tivemos três de nossas músicas incluídas em tema de Novela – Maria Fumaça e Noite Sertaneja em Meu Pé de Laranja Lima[xiii] e Literatura de Cordel em Rosa Baiana[xiv], recebemos um convite para nos apresentarmos em um programa, o qual se hoje está no diminuto das audiências, naqueles anos era ele era um dos programas de maior audiência da Rede Globo nas manhãs de domingo: o Som Brasil do Roland Boldrim e um pouco depois, recebemos um outro convite e este desta vez, era para valer. A Band que havia produzido o nosso disco nos ofereceu um contrato que dentre algumas de suas clausulas estava o seguinte: nos apresentarmos em todos os estados do Brasil em programas associados a Rede Bandeirantes com direito a cachê e hospedagens. Pois foi justamente ai que a coisa desandou, uma vez que, era pegar ou largar e então largamos e os motivos foram coloquiais: aceito por uns e rejeitada por outros, os motivos do contra foram os empregos e as obrigações com a família. Dá para acreditar? Pois foi assim que o Grupo Terra terminou seus dias, pois por aqui já havia um cansaço vindo sabe-se lá de onde!!!
Todavia, há que se pensar que quando uma vida é vivida por ser vida morre e que morrendo vira semente, e, foi assim e ficou assim pois o que cantamos, pelo que vivemos e sonhamos e pelo que lutamos se espalhou em presenças que ficaram nos sonhos do fomos um dia presença e, do que sou, ao Terra devo um pedaço, e, o que pensar do Jurandir Bozo vinte anos depois em sua presença de peso a cantar Festa da Roça no agora extinto Poeira Nordestina? E o que sentir diante do galego sarará Eliezer Setton cantando loas e boas em sua narrativa laudatória da gente Caeté? E o que se revela do rasto do Terra diante do lirismo bossa-nova do Chico Elpídio meu parceiro e irmão?
Pois foi, foi assim e eu cá por mim termino com uma frase de uma bela canção do Terra: E agora cante cantador e, vou ficando por aqui que a emoção já me chega e me recolho quieto no baú das memórias minhas e pensando também nas dos outros que por ali estiveram juntos entoando memórias e cantando hinos libertários.


O festival teve em sua produção os radialista Haroldo Miranda e Floracy Cavalcante, e, além de Pássaro de Prata o Terra também emplacaria naquele festival mais três músicas Preto Velho (Laérson Luiz), Agora Cante Cantador (Chico Elpidio e Paulo Renault) e Acordo às quatro (Marcondes Costa) que marcaria as parcerias com Marcondes Costa, Psiquiatra e compositor. O disco daquele festival seria nos estúdios da Rádio Difusora em quatro canais e mixado pelo técnico Francisco de Magalhães Junior.
[O destaque desse festival, além das músicas, foi o jurado cuidadosamente escolhido pelo radialista
O destaque desse festival, além das músicas, foi o jurado cuidadosamente escolhido pelo radialista Edécio Lopes: Guio de Moraes - maestro, Carmélia Alves - cantora, Onildo Almeida – compositor, Claudionor Germano - cantor, Aldemar Paiva - jornalista, Raimundo Campos - pesquisador, Romildo Freitas - radialista, Claudemir Araújo - jornalista e Jovelino Lima - maestro.
O disco daquele festival se chamaria Terra da Gente e foi produzido pela Rádio Gazeta de Alagoas e gravado na CACTUS em Recife sob a direção musical do então Ivanildo Rafael, com direção e produção de Claudionor Germano e direção geral de Edécio Lopes.
Produzido pelo DCE-UFAL, o disco teria a Direção de Produção de Paulo Pedrosa; Direção Artística de José Gomes Brandão; Técnico de Gravação – Jailson Romão; Mixagem de José G Brandão, Chico Elpídio e Jailson Romão e no desenho de Arte da Capa, Ênio Lins.
De todas, Raízes foi a música mais visada e a polêmica em torno de sua censura virou notícia nacional quando, em 1983, deu-se foi uma acirrada discussão envolvendo os conselheiros Pompeu de Souza, representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Antônio de Morais, do Conselho federal de Entorpecentes (CONFEN), ambos integrantes do Conselho Superior de Censura (CSC) em Brasília. A polêmica em trono da música seria noticia em vários jornais do País - Jornal do Brasil, A Tarde, Folha de São Paulo, etc.

 Meu Pé de Laranja Lima,1980.
Baiana, Bandeirantes, 1981. Ressalte-se que se no disco anterior, Meu Pé de Laranja Lima nã

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INCRÍVEL MUNDO DO SILENCIOSO MENINO

O meu lugar de morada outrora fora um lugar de vivências ancestrais: a Praça dos Martírios e em torno dela, o comércio ao leste e um pouco mais um mar e a oeste a Cambona; para o sul, o bairro da Levada e, logo acima, o mirante de Santa Teresinha, e era neste contexto que, nos entornos daquela praça, se desenvolvia um mundo onde se misturavam garotos, jovens e velhos. Todavia, eu vivia silencioso e enclausurado em meu quintal e, só muito tempo depois foi que, aos poucos, ele percebeu o estranho e secreto universo daquele mundo. Alí, enquanto estavam a se embrenhar nos mangués, outros a jogar bola e outros meninos nas ruas assaltando sítios e roubando mangas, e ainda outros a nadar nas águas até o cais, eu, – ficava no quintal a arquitetar mundos imaginários por entre galinhas, bichos, e, amigos e inimigos imaginários. E a tudo ele transformava em sonhos. Os animais que havia, com o passar do tempo tinham todos nome. As galinhas que as vezes sumiam, eram para ele um desespero, e, foi