Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIAS DO GRUPO TERRA - OITAVA PARTE

OS ILUSTRES COMPOSITORES

Um pequeno número de compositores cuidadosamente escolhidos compunha para o Grupo Terra:  Paulo Renault Braga Villas Boas, Marcondes Costa, Laérson Luiz, Marcus Antônio (Vagareza) Edson Bezerra, César Rodrigues e Eliezer Setton.
Tive a oportunidade de fazer parcerias com quase todos, a exceção foi Marcus Vagareza.
Com Marcondes Costa, um grande amigo, tinha uma visão peculiar pelo nordeste e devido a essa paixão, sempre trazia temas cuidadosamente produzidos para serem musicados: Meu Nordeste, Os grandes do Baião, Morada Sertaneja, etc.
Edson Bezerra, meu parceiro irmão, com quem tive a oportunidade de compor não só para o Grupo Terra, entretanto, foram inesquecíveis nossas composições: Mundau, Canto do Chão, Limites, Luana e outras;
Paulo Renault, pra mim, inesquecível, grande amigo de uma inteligência rara, com ele compus: E agora cante cantador, Maia Fumaça, Evolução, etc.

Com César Rodrigues, apenas Canto do Chão, infelizmente.

Eliezer Setton, foi convidado para participar do grupo, no lugar do Marcus Vagareza, que estava tendo dificuldades com as cordas vocais e solicitou o seu afastamento por ter decidido ir tentar a vida musical em São Paulo, onde atualmente reside. 
Através amigo Hélvio Villas Boas, irmão do Paulo Renault, conheci Setton e fui logo surpreendido com sua narrativa, ao dizer que tinha assistido a um dos shows do Terra e tinha ficado encantado, sendo seu sonho fazer parte daquele grupo. 
No nosso primeiro encontro me apresentou uma música de sua autoria, DESESPERANÇA, bem no nosso estilo, percebi ao cantarmos, que nossas vozes combinavam, como se não bastasse, ele também compunha, juntando o útil ao agradável, assim sendo, naquele momento o convidei para compor o grupo.
Nossa primeira parceria ocorreu como um teste de fogo. Eu tinha entregue ao Paulo Renault uma música, cujo tema escolhido eram os trens de ferro, que circulavam sertão a dentro, tendo como título, Maria Fumaça, entretanto, já faziam mais de seis meses que a música estava em seu poder e só a primeira parte estava concluída, impaciente, conversei com Paulo e entreguei ao Eliezer para que ele concluísse a parceria.
Na outra semana a letra me foi entregue.
Compomos exclusivamente para o Grupo Terra 06 (seis) músicas: Raízes, Poder é Querer, Serra Pau, Mote e Vida Peregrina, Morada Sertaneja, Maria Fumaça além e outras ainda inéditas.
Chico Elpídio e Eliezer Setton e um show no Teatro do SESI.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INCRÍVEL MUNDO DO SILENCIOSO MENINO

O meu lugar de morada outrora fora um lugar de vivências ancestrais: a Praça dos Martírios e em torno dela, o comércio ao leste e um pouco mais um mar e a oeste a Cambona; para o sul, o bairro da Levada e, logo acima, o mirante de Santa Teresinha, e era neste contexto que, nos entornos daquela praça, se desenvolvia um mundo onde se misturavam garotos, jovens e velhos. Todavia, eu vivia silencioso e enclausurado em meu quintal e, só muito tempo depois foi que, aos poucos, ele percebeu o estranho e secreto universo daquele mundo. Alí, enquanto estavam a se embrenhar nos mangués, outros a jogar bola e outros meninos nas ruas assaltando sítios e roubando mangas, e ainda outros a nadar nas águas até o cais, eu, – ficava no quintal a arquitetar mundos imaginários por entre galinhas, bichos, e, amigos e inimigos imaginários. E a tudo ele transformava em sonhos. Os animais que havia, com o passar do tempo tinham todos nome. As galinhas que as vezes sumiam, eram para ele um desespero, e, foi